Esperma
Esperma – Instruções para colheita
O recipiente deve ser fornecido pelo laboratório. Não usar lubrificantes.
Se for necessário pedir uma nova colheita, o intervalo entre a mesma não deve ser inferior a 7 dias nem superior a 3 semanas.
Espermograma:
O paciente deve ter abstinência sexual (incluindo masturbação) no mínimo nas 48h anteriores à colheita, mas não mais de 7 dias. É preferível que a amostra seja colhida no laboratório por masturbação. Alternativamente, a amostra pode ser obtida em casa do paciente por masturbação, nunca por interrupção do coito, nem utilizando preservativos. Deve entregar a amostra no laboratório no máximo 30 minutos após a colheita, mantendo a temperatura entre 20-37ºC durante o transporte. Para tal, deve traze-la junto ao corpo, embrulhada por exemplo numa meia ou em algodão. Atenção! Não perder a primeira porção do ejaculado.
Este exame requer marcação prévia.
Espermocultura:
Não é necessário abstinência sexual. Atenção à contaminação do esperma com urina (diminuição da taxa de recuperação do microrganismo)
No momento da colheita, ser-lhe-á entregue o seguinte documento para preenchimento: Informações Complementares – Espermograma e Espermocultura