Guia do Utente

Fezes - Instruções para colheita

Parasitológico

Colher as fezes em coletor próprio (tantas amostras quantas o médico indicar, colhidas em dias consecutivos) a quantidade não deve exceder o tamanho de 1 noz, colhendo partes suspeitas. Devem ser enviadas ao Laboratório à temp. ambiente ou sob refrigeração. Recomendar a entrega de cada amostra no próprio dia da recolha mesmo quando tem mais do que uma amostra. Em casa refrigerar, de preferência, na porta do frigorifico.

Se o parasita for identificável a olho nu deve ser colhido e enviado separadamente.

 

Pesquisa de sangue oculto

Recolher as fezes de três dias consecutivos ou de três dejeções diferentes (salvo indicação contrária do médico) para recipientes fornecidos pelo Laboratório e colocar em local fresco (frigorífico). Entregar as amostras em conjunto.

Não é necessária qualquer dieta.

Nota: Se o médico pede duas amostras por dejeção durante 3 dias deve fazer a colheita da seguinte forma:

1º Dia - 1ª Dejeção: Recolher duas porções distintas das fezes e colocar em 2 frascos.

2º Dia - 2ª Dejeção: Recolher duas porções distintas das fezes e colocar em 2 frascos.

3º Dia - 3ª Dejeção: Recolher duas porções distintas das fezes e colocar em 2 frascos.

O utente não deve realizar este exame durante fases de hemorragia provocadas por pólipos e hemorroidal, ou durante o período menstrual. Não ingerir bebidas alcoólicas em excesso. Estável 7 dias refrigerado se a amostra for colhida em colector para sangue oculto (kit) e estável 3 dias refrigerado se amostra colhida para colector estéril.

 

Coprocultura

Fezes do dia (amostra do tamanho de uma noz) em coletor estéril. Das fezes dejetadas retirar uma amostra para o coletor, escolhendo porções purulentas, sanguinolentas, ou com muco.

Nota: Recomendamos a entrega de cada amostra no próprio dia da recolha mesmo quando tem 3 amostras. Se possível as amostras de fezes devem ser colhidas no início da doença diarreica e antes de qualquer tratamento. Não utilizar papel higiénico para a colheita por conter sais de bário que são inibidores.

Interferências: Uso de anti-micóticos e antibióticos e urina.