COVID-19 / Teste de Saliva (PCR)

Teste de Saliva (PCR)


Tópico TESTES DE SALIVA (RT-PCR)

O Teste de Saliva é um Teste RT-PCR processado laboratorialmente de forma similar ao teste RT-PCR convencional, diferindo no meio de colheita. Em vez de zaragatoa (meio de colheita do exsudado nasofaríngeo/orofaríngeo), é usado um funil para colher a saliva de secreção da garaganta. Trata-se, por isso, de um teste de Biologia Molecular de pesquisa do RNA do novo coronavírus SARS-Cov-2 na saliva, com um elevado grau de sensibilidade e que, em alguns casos, poderá ser considerada uma alternativa ao teste RT-PCR nasofaríngeo, válida e mais confortável para o utente.

Uma vez que o teste mais sensível é o RT-PCR* em amostras do trato respiratório (exsudado da naso ou orofaringe), o Teste de Saliva é essencialmente recomendado para:

  • crianças;
  • pessoas com desvios no septo nasal;
  • entubados;
  • ou indivíduos que, por questões pessoais ou profissionais necessitam de ser testados regularmente;
  • em casos de rastreio comunitário, quando indicado pela saúde pública.

* Note que apesar da menor sensibilidade apresentada pelos Testes Moleculares de Amplificação de Ácidos Nucleicos (TAAN ou PCR) em amostras de saliva, relativamente às amostras do trato respiratório (exsudado da naso ou orofaringe), pode ser considerada a amostra de saliva em testes de PCR. Fonte: Estratégia Nacional de Testes para a SARS-Cov-2 | Norma n.º 019/2020 de 26/10/2020 atualizada a 26/03/2021.

Acordos

Até à data (26/04/2021), o Teste de Saliva napenas é comparticipado pela seguradora Future HealthCare, desde que cumpridos os mesmos requisitos exigidos no PCR Nasofaríngeo (para consulta aqui).

Viajantes

Se pretende efetuar o teste para viajar, note não há informação de que este seja válido para efetuar viagens, pelo que se recomenda o contacto direto com as companhias aéreas e as autoridades competentes do país de destino.

Marcações

Para marcar, utilize o formulário online do menu MARCAÇÕES, indicando nas observações que pretende o Teste de Saliva (PCR).

Mais informação disponível nas FAQ´s ou através dos nossos laboratórios centrais.