2019
Novo Sistema Robotizado de Hematologia, já em Pleno Funcionamento no Laboratório de Leiria
Comemoramos os 45 anos dedicados às Análises Clínicas com este investimento em tecnologia de ponta na área da Hematologia. Com ele, reforçamos a posição de liderança e a inovação dos Laboratórios da Beatriz Godinho, há já vários anos equipado com uma cadeia automatizada no corelab, com as valências de Bioquímica, Imunologia e Hemóstase.
XN-9100 Automated Hemology Systems é o nome do sistema topo de gama que recentemente implementámos no nosso Laboratório de Leiria. Trata-se de uma cadeia que vem optimizar o workflow do laboratório, melhorando processos de trabalho, os tempos de processamento do hemograma e assegurando a máxima fiabilidade dos resultados.
O sistema é patenteado pela Sysmex, marca líder no segmento de equipamentos para Hematologia à escala global e vem complementar a cadeia de processamento de amostras robotizada já existente. Quando a amostra de sangue entra na cadeia, o sistema informático dá entrada da amostra e verifica as análises solicitadas. No caso de pedir Hemograma, esta é a primeira análise a ser executada. Um Hemograma que apresenta um resultado que não necessita de observação do esfregaço sanguíneo, é separado automaticamente para a realização de outras análises ou, não tendo mais pedidos, a amostra é arquivada automaticamente. Quando é necessário um esfregaço sanguíneo para observação morfológica das células sanguíneas, este é imediatamente realizado, identificado através de um código de barras (o que aumenta a segurança e proteção de dados do utente durante o processo) e a imagem é digitalizada para consulta e arquivo no sistema. Estas digitalizações são posteriormente observadas pelo técnico no momento da validação analítica em conjunto com as contagens automáticas dos equipamentos. O digitalizador faz também uma contagem das células sanguíneas. No sistema tradicional, os esfregaços sanguíneos são vistos aos microscópios óticos. Neste novo sistema, sempre que é feita uma alteração ou validação de resultado, este solicita sempre a password do utilizador antes de o registar no EPU (como é designada esta unidade de registo), garantindo a rastreabilidade de todo o processo analítico.
Para além do Laboratório de Leiria, também os laboratórios do Grupo Beatriz Godinho de Coimbra e Seia adquiriram recentemente contadores automáticos hematológicos semelhantes.
De acordo com a Dra. Maria Beatriz Tomaz, Especialista em Análises Clínicas e Genética Humana no Laboratório de Leiria:
Com o XN-9100 Automated Hemology Systems no laboratório em Leiria e os contadores automáticos XN em Coimbra e Seia, continuamos a investir na tecnologia de vanguarda nos nossos laboratórios que, em conjunto com o conhecimento dos nossos recursos humanos técnicos, nos permite modernizar e organizar o nosso modus operandi e otimizar os processos para podermos ter melhores tempos de resposta, com o máximo de fiabilidade dos resultados. É claramente um reforço de competências e de capacidade de resposta – quer a utentes, quer a profissionais de saúde – consolidando a posição de liderança, proximidade e compromisso com as pessoas.