COVID-19 / FAQ´s

FAQ´s


Resposta a questões frequentes relativas a Testes Diagnóstico e Testes Serológicos | Covid-19

Tópico MARCAÇÕES

Como devo fazer a marcação do meu teste?

1. Comece por preencher o Formulário de Pré-inscrição para Marcar Teste Covid.

  • Formulário de Pré-inscrição para Centros de Teste do Laboratório de Leiria [Alcobaça (Brevemente), Ansião, Batalha, Benedita, Bombarral, Caldas da Rainha, Fátima, Fig. Foz (Gala), Leiria (drive) Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal (drive), Porto de Mós (Brevemente) e Torres Novas]
  • Formulário de Pré-inscrição para Centros de Teste Laboratório de Coimbra e Seia [Coimbra, Águeda (Centro Méd. Sta. Terezinha), Aveiro (Sta. Joana), Aveiro (The Clinique), Cantanhede (Centro Méd. S. Mateus), Coimbra, Condeixa, Gouveia, Mangualde, Mira, Oliveira Bairro, Oliveira Hospital, Seia, Soure, Tondela, Viseu (Abraveses)]

2. Mantenha-se atento ao telefone que registou, pois a nossa equipa de marcações entrará em contacto em breve.

NOTE que NÃO SÃO EFETUADAS MARCAÇÕES a Testes Covid-19 POR E-MAIL.

Tópico COLHEITAS

Como é feito o exame? O exame é realizado pela recolha de uma amostra de produto (exsudado) nasal (do nariz) usando duas “cotonetes” (zaragatoas). Contudo, nem sempre é possível introduzir as duas zaragatoas (desvios do septo, entubados, etc.), pelo que pode ser apenas uma.

O exame dói? A dor depende da pessoa. Provoca, sim, um certo desconforto.

A zaragatoa de criança é igual à de adulto? Sim. Trata-se de uma zaragatoa fina, adequada à anatomia de ambos.

Quanto tempo demora a colheita? É variável. Por norma, cerca de cinco minutos.

Tenho de estar em jejum? Não. Atualmente, a colheita é exclusivamente feita via nasofaríngea, não interferindo com o trato oral.

Posso usar spray nasal antes da colheita? Não. O uso de sprays poderá adulterar os resultados do teste. Está desaconselhado o seu uso no dia e na véspera do exame.

Onde são realizadas as colheitas?

Consulte aqui a lista de locais onde pode realizar os Testes Covid.

É necessário usar máscara? Sim. Tanto nos Postos de Colheitas, como no interior da sua viatura, nos Drive-Thru.

Tópico PRESCRIÇÃO, ACORDOS e CONDIÇÕES

É necessária Prescrição Médica para a realização do Teste? Não. Pode ser feito com ou sem prescrição médica em qualquer um dos postos ou Drive-Thru.

Tenho uma prescrição médica. Quanto tenho a pagar? Se for uma prescrição do SNS, o teste é comparticipado a 100%. Através de seguradoras com protocolo com a Beatriz Godinho Saúde (Médis, Multicare, AdvanceCare e Future Healthcare) ou outros subsistemas de saúde, consulte mais info neste link. Dada a especificidade de cada sistema, não dispensa a consulta/confirmação com a entidade a que o acordo se refere.

Tópico RESULTADOS

Qual o prazo de entrega de resultados? Resultados Testes Diagnóstico RT-PCR: 24 a 48 horas após realização do mesmo. Resultados Testes Rápidos de Antigénio: após 2 a 12 horas após a realização do mesmo. Resultados Testes Serológicos: 12 a 48 horas após realização do mesmo. Resultado Urgentes são possíveis mediante disponibilidade do laboratório, acordada na marcação.

Como são entregues os resultados? Por e-mail. Se não tiver e-mail, contactamos no sentido de se poder deslocar a um posto de colheitas Godinho Saúde para levantar o resultado.

Como é dado o resultado? O resultado é dado em Português, como "Detetado" (positivo), "Não detetado" (negativo) e "Inconclusivo".

Vou viajar e necessito apresentar o resultado do teste noutra língua. É possível? Sim, em Inglês, Francês, Espanhol e alemão, desde que o solicite expressamente na marcação.

O que significa um teste positivo (Detetado)? O que devo fazer? Significa doença COVID-19, ou que é portador do vírus e, por isso, pode contagiar outras pessoas. O laboratório comunicará o seu resultado ao médico prescritor/ Delegado de Saúde e à Direção-Geral da Saúde (DGS), através da plataforma SINAVELab. Se não for contatado pela Autoridade de Saúde no prazo de 24 horas, deve contactar a Linha Saúde 24.

O que significa se for Inconclusivo? Significa que o teste apresentou um resultado positivo para um dos alvos do genoma e negativo para outro(s) alvo(s) do genoma. Recomenda-se repetição da colheita da amostra biológica (Orientação da DGS Nº 015/2020 de 23/03/2020, atualizada a 24/04/2020).

Posso ter um resultado positivo mesmo sem sintomas? Sim. Pode ser positivo vários dias antes de se manifestarem sintomas, ou não haver qualquer sintoma. O resultado pode manter-se positivo por várias semanas, independentemente dos sintomas.

Tópico TESTES SEROLÓGICOS ou de IMUNIDADE

Já ouvi falar de testes de imunidade. Qual é a diferença deste face ao teste à COVID-19? O teste à COVID permite saber se a pessoa está ou não infetada (testes diagnóstico com Zaragatoa). O teste de imunidade permite saber se já possui os anticorpos para a doença (testes serológicos). Neste momento, sabe-se que só tem anticorpos quem já teve contacto com o vírus e que é possível uma pessoa ter anticorpos no sangue e já não estar infetada. Estes testes realizam-se através da colheita de sangue. Ainda não se sabe se a presença de anticorpos oferece imunidade.

Os testes serológicos (imunidade) servem de diagnóstico à infeção por Sars-Cov-2? Note que a dinâmica da resposta IgM e IgG é incerta e variável no decurso da doença, pelo que um resultado negativo de IgM e de IgG não exclui que o doente esteja infetado por SARS-Cov-2, especialmente em doentes imunodeprimidos. Não se pode excluir a presença de reações cruzadas com outros agentes infeciosos e com utentes com fator reumatoide positivo.

Quanto custa um teste de imunidade? É comparticipado? O que é necessário para o realizar? O teste não tem qualquer tipo de comparticipação. Não requer jejum nem marcação prévia. Basta dirigir-se a qualquer posto de colheitas Beatriz Godinho Saúde e informar que pretende fazer o teste. Para mais informações acerca do teste serológico IgG + IgM Covid-19, contacte os nossos postos ou laboratórios centrais.

Tópico TESTES RÁPIDOS DE ANTIGÉNIO (TRAg)

O que é necessário para realizar um Teste Rápido de Antigénio? Para fazer o teste deve, preferencialmente, ter prescrição médica (pode ser emitida por qualquer médico), ainda que este não seja comparticipado por qualquer subsistema ou seguradora.

A minha empresa está numa situação de investigação de surto. Posso realizar o TRAg? Sim, de acordo com as orientações das autoridades de saúde.

Em que Postos de Colheita posso realizar o TRAg? Pode realizar a colheita em todos os Postos COVID Beatriz Godinho.

Posso apresentar o resultado negativo de um Testes de Antigénio para fazer uma viagem? Não. Este teste não é o "gold standard" (RT-PCR) preconizado pelas Autoridades de Saúde nacionais e internacionais, pelo que não serve para esse fim.