Laboratório Beatriz Godinho procura Heróis Dadores de Medula Óssea

Dia 14 de dezembro, entre as 14 às 17 horas, as colheitas decorrerão em regime de voluntariado na sede do laboratório, na Av. Marquês de Pombal em Leiria.

O objetivo principal desta ação é ajudar uma pessoa amiga da casa que sofre de Linforma - a Carla Vitorino - uma jovem adulta de 47 anos, uma mãe de três meninas cuja esperança depende de um transplante, urgente, de Medula Óssea. Mas através dela poder-se-ão identificar centenas de potenciais dadores, heróis capazes de salvar muitas vidas! E é deste modo que a Beatriz Godinho Saúde se junta ao CEDACE (Registo português de Dadores de Medual Óssea), ao IPO e ao Hospital Pulido Valente nesta corrida contra o tempo na vida de milhares de pessoas portadoras desta e de outras doenças do sangue.

A Carla Vitorino luta contra um Linfoma há mais de 2 anos. Trata-se de uma doença maligna do sangue, desenvolve-se no sistema linfático, que é crucial ao regular funcionamento do sistema imunitário do organismo e a sua recuperação depende de um transplante de Medula Óssea. O dador compatível chegou a ser encontrado, mas neste processo descobriu-se também que o potencial dador padece de uma doença sanguínea que o impossibilita de concretizar este ato heroico!

E é aqui que a luta da Carla regressa ao seu ponto de partida, na busca de um dador. E é aqui que o Laboratório de Leiria e os colaboradores da Beatriz Godinho Análises Clínicas entram nesta história, que se quer com Final Feliz já este Natal!

Mas para isso, precisamos de Heróis!

Isto é, potenciais dadores, homens ou mulheres saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, altura superior a 1,50m e mínimo de 50 kg de peso. Ou, para os que não se encaixam neste perfil, que partilhem esta mensagem e apelo à ação de salvar vidas!

Para saber se é potencial dador, basta uma simples colheita sanguínea. Não é necessário estar em jejum. É sim, fundamental, a sua presença na ação de colheitas, sábado dia 14 de dezembro, e o seu consentimento escrito. Com este gesto, poderá ajudar a Carla ou outra pessoa que precisa ou venha a precisar no futuro, de um verdadeiro herói!

+ MAIS INFO:

A Carla tem a sua história de vida partilhada num grupo público de apoio criado no Facebook: Operação Garimpo.

Ainda no Facebook, o evento criado pelo grupo, com o nome “Super Heróis, Procuram-se”, é relativo à campanha de colheitas de sangue do próximo dia 14 de dezembro, e terá lugar no Posto de Colheitas da sede Beatriz Godinho Saúde, na Avenida Marquês de Pombal, Leiria.

Mais info acerca do Transplante de Medula Óssea em: http://ipst.pt/index.php/cedace-medula-ossea/perguntas-frequentes

A inscrição e informação ao Dador, que será disponibilizada na ação, pode ser consultada aqui: http://ipst.pt/files/TRANSPLANTACAO/CEDACE/IMP_74_272_02_Inscricao_Dadores_CEDACE.pdf

 

Download de Ficheiro Anexo

Voltar