Guia do Utente

Gota - Info Saúde

A gota é uma doença que se deve à acumulação de ácido úrico nas articulações. Geralmente, esta acumulação é devida a excesso de ácido úrico no sangue...

 

» O que é?

A gota é uma doença que se deve à acumulação de ácido úrico nas articulações. Geralmente, esta acumulação é devida a excesso de ácido úrico no sangue.

 

É mais frequente em homens de meia-idade, geralmente associada a obesidade e/ou a diabetes.

 

» Quais os sintomas?

Geralmente, uma crise de gota manifesta-se por do forte numa articulação, que se apresenta vermelha, quente e inchada.

 

A articulação mais frequentemente afetada é a do dedo grande do pé, podendo também ocorrer na articulação do tornozelo, no joelho, no cotovelo ou na mão. Raramente ocorre em mais do que uma articulação.

 

Estas crises poderão ser desencadeadas por refeições abundantes, particularmente com carne e/ou marisco e por ingestão de bebidas alcoólicas. Se não for tratada, a crise resolve normalmente em 1 a 2 semanas. No entanto, existem medicamentos que reduzem muito a duração das crises.

 

» Como é feito o diagnóstico?

Faz-se pelos sintomas que o doente apresenta, e por análise ao ácido úrico no sangue.

 

» Como se trata?

O tratamento da crise de gota consiste no repouso, aplicação de gelo e utilização de medicamentos adequados que diminuam os sintomas. Também são muito importantes as medidas de prevenção, como reduzir o peso, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, beber muita água e evitar certos alimentos como mariscos e carnes jovens.

 

Se existirem crises de gota frequentes ou complicações renais, deverão ser utilizados medicamentos que visem diminuir a quantidade de ácido úrico em circulação.

 

Complicações:ao fim de alguns anos podem formar-se tofos gotosos (acumulação de cristais de ácido úrico em várias partes do corpo), lesões das articulações e pedras nos rins.

 

 

Fonte : Portal a Saúde / Portal do Utente