Guia do Utente

Colestrol, Inimigo a Abater - Info Saúde

O colesterol é um dos principais compostos do organismo humano. Ele é essencial para a fabricação de harmonas e de vitamina D, mas quando excessivo é um perigo. Há dois tipos de colesterol: o HDL, o colesterol bom e o LDL, que é mau. Como o organismo não consegue processar grandes quantidades de LDL, o excedente tende a depositar-se na parede dos vasos sanguíneos. À medida que o tempo passa, esse excedente causa o entupimento das artérias, o que pode levar ao enfarto ou derrame.

Eram os homens, tradicionalmente, quem tinha a maior percentagem de colesterol alto, mas com a adoção de atitudes e hábitos antes unicamente masculinos, como o de fumar, as mulheres são hoje mais de metade das pessoas com colesterol alto, sobretudo depois da menopausa.

O estilo de vida, baseado em dietas ricas em gorduras, tabaco e falta de exercício, é o principal culpado pelo colesterol alto. Uma dieta equilibrada, pobre em gorduras e exercício físico regular são a melhor forma de baixar o colesterol. Para os que o não conseguem, sempre existem medicamentos à base de estatina, que reduz o LDL e aumenta o HDL.