Guia do Utente

Sistema Imunológico, Autoimunidade e Doenças Autoimunes - Autoimunidade

O sistema imunológico

O sistema imunológico é constituído por um conjunto de células (glóbulos brancos), tecidos e órgãos que funcionam em conjunto para proteger o nosso organismo contra invasores, tais como microrganismos ou substâncias nocivas

Estes invasores podem ser microrganismos  (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas. As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de Antigénio. Os Antigénios são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imunológico, denominadas Anticorpos, que reagem de forma específica contra os Antigénios.

Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, surgem as doenças, infecções ou alergias.

 

Autoimunidade e Doenças autoimunes

Autoimunidade, o que é?

Autoimunidade é uma condição onde o sistema de defesa imunológico de um indivíduo agride “por engano” estruturas do corpo desta pessoa, como faria com micróbios invasores. Hoje sabemos que algum grau de autoimunidade acontece na maioria de nós sem, no entanto, causar doença.

 

O que são Doenças Autoimunes?

São doenças que ocorrem quando o sistema imunológico de defesa perde a capacidade de reconhecer o “self”, isto é, o que é “original”, levando à produção de anticorpos (Autoanticorpos) que “por engano”, atacam e destroem células e tecidos saudáveis do próprio corpo. Exemplos:

1: Na tiroidite de Hashimoto, o corpo passa a produzir anticorpos contra a própria glândula tiróide, destruindo-a, levando o paciente a desenvolver hipotiroidismo

2: Na diabetes juvenil (diabetes tipo 1), há uma produção inapropriada de anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina, levando à sua destruição e ao aparecimento de diabetes.

 

O que causa autoimunidade?

Normalmente, os glóbulos brancos (leucócitos), encontrados no sangue, produzem anticorpos que protegem o corpo destruindo as substâncias invasoras e nocivas, conhecidas como Antigénios.

No caso de doenças autoimunes, o sistema imunológico não consegue distinguir os antigénios dos tecidos saudáveis do corpo e acaba atacando e destruindo as células normais do organismo.

As causas das doenças autoimunes ainda não são conhecidas. A teoria mais aceite é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos.

Os órgãos ou tecidos normalmente afetados pelas doenças autoimunes são: vasos sanguíneos, tecidos conjuntivos, glândulas endócrinas, articulações, músculos, glóbulos vermelhos e pele.