Guia do Utente

Como diagnosticar uma doença autoimune? - Autoimunidade

A Reumatologia é a área da medicina que estuda doenças inflamatórias e, a maioria das doenças autoimunes cursa com processos inflamatórios.

O diagnóstico das doenças autoimunes é feito a partir do quadro clínico que o paciente apresenta e por meio de exames laboratoriais em que são pesquisados vários tipos de Autoanticorpos.

O diagnóstico de cada doença autoimune é feito de forma distinta. O laboratório pode ser bastante útil como parte do diagnóstico ou na avaliação prognóstica de algumas doenças autoimunes, mas sempre em conjunto com avaliação do quadro clínico.

A constante evolução técnico-científica do setor laboratorial, inclusive na área da imunologia, permite o desenvolvimento de técnicas mais sensíveis e específicas que aumentaram as possibilidades de se estabelecer o diagnóstico dessas doenças.

A pesquisa de anticorpos antinucleares e citoplasmáticos (ANA), de anticorpos anticitoplasma dos Neutrófilos (ANCA) e outros testes de imunofluorescência e imunoenzimáticos, são exemplos de exames essenciais para o diagnóstico de doenças autoimunes e que orientarão os médicos na decisão de qual o melhor tratamento a ser seguido pelos pacientes.