Guia do Utente

Teste de Intolerância Alimentar - Análises e outros exames

Nem tudo o que parece, é. Com o Teste de Intolerância Alimentar pode finalmente perceber a cor que os alimentos têm para o seu organismo.


Como são apresentados os resultados do teste

Cerca de 205 alimentos e 24 aditivos e conservantes associados a uma cor, num relatório muito completo e extremamente fácil de entender.

As alergias alimentares confundem-se frequentemente com intolerância alimentar...


Alergia aos alimentos

A alergia alimentar é uma reação imunológica,mediada por IgE específicas, que ocorre após a ingestão ou contacto com um determinado alimento. As manifestações clínicas são geralmente imediatas.

 

Intolerância alimentar

Na intolerância alimentar há a formação de anticorpos IgG dirigidos contra proteínas dos alimentos. O organismo não consegue digerir completamente algum grupo de alimentos, provavelmente devido a uma deficiência enzimática do sistema digestivo, ou outro mecanismo desconhecido. Como consequência, são produzidas substâncias que o organismo reconhece como estranhas, causando uma reação de sensibilidade alimentar.

 

Qual é a diferença entre alergia alimentar e intolerância a alimentos?

Este processo cumulativo leva ao aparecimento de doenças de grau moderado com evolução crónica, muito difíceis de detetar, porque raramente se associam aos alimentos ingeridos. Na generalidade é um mecanismo lento, sem manifestações imediatas. Os sintomas podem levar desde horas até dias a aparecer. As manifestações clínicas são muito variadas, pouco específicas e difíceis de diagnosticar. Como se manifesta a intolerância? Este processo cumulativo leva ao aparecimento de doenças de grau moderado com evolução crónica, muito difíceis de detetar, porque raramente se associam aos alimentos ingeridos. Na generalidade é um mecanismo lento, sem manifestações imediatas. Os sintomas podem levar desde horas até dias a aparecer. As manifestações clínicas são muito variadas, pouco específicas e difíceis de diagnosticar.

 

Em que consiste o teste de intolerância alimentar?

No teste de intolerância alimentar pesquisamos o nível de anticorpos do tipo IgG4 produzidos pelo nosso sistema imunológico como resposta contra alguns constituintes presentes nos alimentos que normalmente constituem a chamada “dieta mediterrânica”. O painel envolve a pesquisa destes anticorpos contra aproximadamente205 alimentos ou, para ser mais correto, contra os respetivos extratos. Adicionalmente, pesquisamos também o mesmo tipo de anticorpos, mas agora dirigidos contra aditivos e conservantes(aproximadamente 24) presentes nos alimentos, vulgarmente designados pela letra E e seguidos de uma numeração. Chamamos a atenção para o facto deste teste estar associado a um fenómeno de intolerância e não de reação alérgica.

 

Testemunhos

Se eu recomendaria esta análise (teste de intolerância alimentar) a alguém? Claro que sim. Ajudou-me sobretudo na minha prisão de ventre e a combater a retenção de líquidos. Alterei a minha alimentação conforme o resultado da minha análise e estou satisfeita.  Cristiana Santos

Desde há uns anos que tinha alterações gastrointestinais que interferiam no meu dia-a-dia. Com o resultado do teste de intolerância percebi que deveria evitar, principalmente, o glúten e alimentos derivados de leite e ovos. Eliminei estes alimentos da minha dieta alimentar e as alterações gastrointestinais desapareceram. Posso ter uma vida normal!
Dinora Alves

Após realização da análise à intolerância alimentar e seguindo inicialmente a informação existente, isto é, eliminando da alimentação os alimentos “vermelhos” e tendo cuidado com os “amarelos”, confirmei que as minhas crises de enxaqueca não só deixaram de ser tão frequentes, como a intensidade e duração diminuiu drasticamente... Também consegui perder peso (7 kg), bem como volume abdominal. Hoje em dia, já como alguns dos alimentos que não deveria mas em pouca quantidade... e só de vez em quando. Estou bastante satisfeita e sinceramente recomendo. Anabela Sousa

 

Onde fazer?

Pode fazer o teste de intolerância alimentar num dos +150 postos Beatriz Godinho Saúde.


« Voltar